Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Networking e empreendedorismo no agronegócio impulsionam o crescimento

Trocas de conhecimentos fazem o agro maior maior (Crédito: CNA/Wenderson Araujo/Trilux)
Trocas de conhecimentos fazem o agro maior maior (Crédito: CNA/Wenderson Araujo/Trilux)

 

O agronegócio é um setor em constante crescimento no Brasil, representando em torno de um terço do nosso PIB. No entanto, para impulsionar ainda mais esse crescimento, especialmente no Cerrado Mineiro, dois elementos se destacam: o networking e o empreendedorismo. Em “Ciência no Agro”, episódio semanal apresentado no canal 100PORCENTOAGRO no YouTube, o professor Hélio Lemes Costa Júnior pontua diversas iniciativas e vantagens da união de interesses comuns em favor do crescimento coletivo.

O networking, ou a criação de uma rede de contatos profissionais, é uma estratégia essencial para o crescimento e desenvolvimento no agronegócio. Através do networking, é possível construir e manter relacionamentos profissionais que podem abrir portas para oportunidades inexploradas.

A tecnologia da informação tem desempenhado um papel crucial na facilitação do networking no agronegócio. Aplicações da TI no agronegócio brasileiro incluem tecnologias de administração e gestão, controle, monitoramento, robótica, e telecomunicações e internet. Essas tecnologias permitem a criação e acesso a repositórios de informações sobre recursos naturais, acesso imediato à informação climática, negociações de mercado, e muito mais.

Além disso, a Embrapa tem promovido o desenvolvimento do setor agropecuário por meio da inovação aberta, da ampliação de negócios e do fortalecimento de startups. Isso tem permitido a criação de soluções conjuntas para o agro brasileiro, ampliando o empreendedorismo e o networking no setor.

Empreendedorismo no Agronegócio

O empreendedorismo, capacidade de identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo, é especialmente importante no agronegócio ao proporcionar a criação de novas oportunidades e inovação dentro dos negócios existentes.

Posicionados entre os maiores hubs de empreendedorismo e inovação do mundo, o Sebrae oferece vários conteúdos gratuitos para aprender mais sobre o empreendedorismo, inclusive no agronegócio. Outra referência mundial é a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com suas ações de promoção do desenvolvimento do setor, por meio da inovação aberta, da ampliação de negócios e do fortalecimento de startups.

Networking e empreendedorismo são duas estratégias poderosas que podem impulsionar o crescimento e o desenvolvimento no agronegócio. Os profissionais do agronegócio podem construir uma rede de contatos capaz de abrir portas para novas oportunidades, identificando e explorando essas oportunidades para criar negócios lucrativos e inovadores.