Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Mulheres cafeicultoras se reúnem em Carmo do Paranaíba

Mais de 100 cafeicultoras da região se reuniram em Carmo do Paranaíba (Foto: Mulheres Agro UFV CRP)
Mais de 100 cafeicultoras da região se reuniram em Carmo do Paranaíba (Foto: Mulheres Agro UFV CRP)

Foi o quinto encontro “Flores do Café e do Bem-Estar”. Evento surgiu na UFV Rio Paranaíba para capacitar e empoderar mulheres envolvidas na cadeia cafeeira

Em Carmo do Paranaíba, cerca de 105 mulheres cafeicultoras da região se reuniram para o 5º encontro do projeto Flores do Café e do Bem-Estar. O evento, realizado nesta terça-feira (22), contou com palestras, workshops e troca de experiências, com o objetivo de capacitar e empoderar as mulheres da cadeia do café.

A iniciativa é do Grupo Mulheres Agro UFV-CRP, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP), a consultora de Equilíbrio e Bem-estar Lorena Mangabeira e a CEO da Auma Agronegócios e embaixadora do Café da Região do Cerrado Mineiro Lucimar Silva.

A Coordenadora Geral do Grupo Mulheres Agro UFV CRP, Professora Maria Elisa de Sena Fernandes, explicou que o objetivo do projeto é aumentar a autoconfiança das mulheres e oferecer informações de alta qualidade para que elas possam se posicionar melhor diante de qualquer público. “Realizamos o encontro na Fazenda São Bartolomeu, com a proprietária Desiree Rezende Silva Azevedo. Foi lindo, com muito carinho envolvido, muito conhecimento, muita conexão. Tivemos em torno de 65 mulheres participando no campo, com demonstração de controle biológico, plantas de cobertura, ações e consultorias do campo”, disse.

Nesta edição, o evento contou com palestras sobre temas como práticas de cafeicultura sustentável, boas práticas para eliminar a sabotadora e painel com mulheres cafeicultoras que compartilharam suas experiências.

Presente na etapa de Carmo do Paranaíba, o Superintentendente da Carpec, a Cooperativa Agropecuária local, Helder Boaventura, elogiou a iniciativa de valorizar o papel da mulher no agro.

O encontro final da temporada 2023 será em Rio Paranaíba, cidade de origem do Grupo, com o tema “Case de Sucesso é Você! Igualdade de Gênero e Liderança”.