
Evento no Ministério do Meio Ambiente reforça importância de integrar produção agrícola, conservação e restauração ambiental com destaque para o CCA
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima realizou nesta terça-feira, 9 de setembro, no Bloco B da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, o evento Gestão de Paisagens Rurais – Iniciativas e instrumentos. A programação contou com representantes de órgãos públicos, especialistas e instituições ligadas ao setor produtivo, em um dia dedicado a discutir experiências práticas e estratégias para integrar agricultura, conservação e restauração do bioma Cerrado.
A abertura da agenda foi marcada pela solenidade de assinatura dos Protocolos de Intenções entre MMA, IPÊ e Consórcio Cerrado das Águas (CCA). Logo após, foram apresentadas iniciativas territoriais voltadas à gestão de paisagens rurais conduzidas por IPÊ, CCA e GIP. Durante a manhã, outro momento relevante ocorreu com o painel Gestão de Paisagens Rurais: Desafios atuais e oportunidades futuras, mediado pelo Departamento de Gestão Ambiental Rural (DGAR) e pela Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável (SNPCT).
Veja a playlist com momentos do evento
No período da tarde, os participantes acompanharam a mesa sobre a experiência IPÊ, CCA e GIP – Sucessos e desafios encontrados na realização de diagnóstico ambiental, na definição de indicadores e no monitoramento de resultados. As discussões evidenciaram como a integração entre instituições de pesquisa, consórcios e governo tem proporcionado soluções conjuntas para o equilíbrio entre produção agrícola e conservação ambiental. O encerramento ficou a cargo de um debate sobre as perspectivas futuras dessas iniciativas.
CCA em destaque
O Consórcio Cerrado das Águas teve destaque entre os cases do encontro. Fabiane Sebaio, secretária executiva do CCA, reforçou a representatividade do consórcio em um espaço conduzido pelo Ministério do Meio Ambiente: “Os resultados alcançados se tornaram um case de sucesso mostrando que produção agrícola e ações de conservação e restauração do bioma podem caminhar juntos”.
A produtora Evilin Inácio, representante da Daterra e membro associado do CCA, avaliou a presença no evento como um passo importante para consolidar a atuação do consórcio, exemplo sólido de como alinhar sustentabilidade e agricultura. A presença do consórcio neste evento é um passo importante para projetar o futuro da iniciativa e fortalecer o Cerrado como referência em boas práticas.
Além da participação do CCA, o encontro contou com a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente. Edel Nazaré Santiago de Moraes, secretária nacional da SNPCT, e Daniel Peter Beniamino, diretor do DGAR, destacaram a relevância de promover articulação entre políticas públicas e iniciativas multissetoriais. Ambos ressaltaram a necessidade de manter o bioma Cerrado como protagonista de ações voltadas tanto à produção de alimentos quanto à conservação de seus recursos naturais.
A realização do evento reforçou a centralidade da pauta de gestão de paisagens rurais no contexto do Cerrado, região estratégica para o agronegócio brasileiro e para a conservação ambiental.