
Evento promovido pelo Sistema Ocemg reúne produtores, entidades e lideranças locais para estruturar uma nova cooperativa voltada à agricultura familiar
Nesta quarta-feira, 2 de julho, às 16h, Patos de Minas será o ponto de partida para um novo modelo de organização da agricultura familiar no Alto Paranaíba. A cidade receberá o Workshop +Coop – Construindo a Primeira Cooperativa da Agricultura Familiar da Região, evento que vai reunir agricultores, instituições de apoio, sindicatos, agentes públicos e representantes do setor produtivo no auditório da FIEMG Alto Paranaíba (Rua Dores do Indaiá, 17 – 5º andar).
O encontro tem como foco a criação de uma nova estrutura cooperativa, exclusiva para os pequenos produtores da agricultura familiar. A proposta faz parte do programa +Coop Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Sistema Ocemg, e chega ao Alto Paranaíba com apoio de importantes entidades, como ADESP – Agência para o Desenvolvimento Econômico e Social de Patos de Minas, Coopatos, SEBRAE, FAEMG/SENAR, EMATER, SICOOB Credipatos, SICOOB Credicopa, Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeitura de Patos de Minas.
A ideia central é fortalecer o pequeno produtor, viabilizando melhores condições de acesso ao mercado e ampliando as possibilidades de inserção no setor público, especialmente por meio do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. Para isso, o workshop será um espaço de construção coletiva, onde os participantes poderão contribuir com propostas, demandas e sugestões que resultarão em um plano de ação inicial para a cooperativa.
Durante o evento, haverá também a apresentação de casos de sucesso em outras regiões do estado, mostrando como o cooperativismo tem contribuído para gerar renda, promover sustentabilidade e garantir maior autonomia aos produtores familiares.
Segundo Bené Romano, presidente da ADESP, a organização coletiva é uma etapa importante para garantir acesso a políticas públicas e, ao mesmo tempo, gerar oportunidades reais de desenvolvimento econômico no campo. “Percebemos que, às vezes, o produtor não está preparado para atender as demandas do PNAE e, com a cooperativa eles estarão integrados e com apoio institucional para melhorar a renda familiar. Desta forma, convidamos cada agricultor e agricultora da região a participar deste movimento. Essa cooperativa será moldada por quem vive a realidade do campo”, afirmou.
A programação prevê momentos de escuta ativa, nos quais agricultores e lideranças poderão relatar suas principais dificuldades e necessidades. A partir dessas contribuições, será elaborado um plano que reflita a realidade local, com base no uso de tecnologias, práticas sustentáveis e soluções de comercialização adequadas à escala e às características da agricultura familiar.
Com a iniciativa, os organizadores esperam consolidar um ambiente de cooperação capaz de gerar impacto direto no campo, especialmente no que diz respeito ao escoamento da produção, acesso a crédito, assistência técnica e participação em políticas públicas.
O evento é gratuito e aberto aos agricultores familiares da região. Não é necessário realizar inscrição prévia. Basta comparecer ao auditório da FIEMG, em Patos de Minas, às 16h.