YouTube
Revista3-8

Patos de Minas sedia nesta quarta (2/7) workshop para criação da primeira cooperativa de agricultura familiar do Alto Paranaíba

Bené Romano, Presidente da ADESP (Acervo Pessoal)
Bené Romano, Presidente da ADESP (Acervo Pessoal)

Evento promovido pelo Sistema Ocemg reúne produtores, entidades e lideranças locais para estruturar uma nova cooperativa voltada à agricultura familiar

Nesta quarta-feira, 2 de julho, às 16h, Patos de Minas será o ponto de partida para um novo modelo de organização da agricultura familiar no Alto Paranaíba. A cidade receberá o Workshop +Coop – Construindo a Primeira Cooperativa da Agricultura Familiar da Região, evento que vai reunir agricultores, instituições de apoio, sindicatos, agentes públicos e representantes do setor produtivo no auditório da FIEMG Alto Paranaíba (Rua Dores do Indaiá, 17 – 5º andar).

O encontro tem como foco a criação de uma nova estrutura cooperativa, exclusiva para os pequenos produtores da agricultura familiar. A proposta faz parte do programa +Coop Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Sistema Ocemg, e chega ao Alto Paranaíba com apoio de importantes entidades, como ADESP – Agência para o Desenvolvimento Econômico e Social de Patos de Minas, Coopatos, SEBRAE, FAEMG/SENAR, EMATER, SICOOB Credipatos, SICOOB Credicopa, Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeitura de Patos de Minas.

A ideia central é fortalecer o pequeno produtor, viabilizando melhores condições de acesso ao mercado e ampliando as possibilidades de inserção no setor público, especialmente por meio do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. Para isso, o workshop será um espaço de construção coletiva, onde os participantes poderão contribuir com propostas, demandas e sugestões que resultarão em um plano de ação inicial para a cooperativa.

Durante o evento, haverá também a apresentação de casos de sucesso em outras regiões do estado, mostrando como o cooperativismo tem contribuído para gerar renda, promover sustentabilidade e garantir maior autonomia aos produtores familiares.

Segundo Bené Romano, presidente da ADESP, a organização coletiva é uma etapa importante para garantir acesso a políticas públicas e, ao mesmo tempo, gerar oportunidades reais de desenvolvimento econômico no campo. “Percebemos que, às vezes, o produtor não está preparado para atender as demandas do PNAE e, com a cooperativa eles estarão integrados e com apoio institucional para melhorar a renda familiar. Desta forma, convidamos cada agricultor e agricultora da região a participar deste movimento. Essa cooperativa será moldada por quem vive a realidade do campo”, afirmou.

A programação prevê momentos de escuta ativa, nos quais agricultores e lideranças poderão relatar suas principais dificuldades e necessidades. A partir dessas contribuições, será elaborado um plano que reflita a realidade local, com base no uso de tecnologias, práticas sustentáveis e soluções de comercialização adequadas à escala e às características da agricultura familiar.

Com a iniciativa, os organizadores esperam consolidar um ambiente de cooperação capaz de gerar impacto direto no campo, especialmente no que diz respeito ao escoamento da produção, acesso a crédito, assistência técnica e participação em políticas públicas.

O evento é gratuito e aberto aos agricultores familiares da região. Não é necessário realizar inscrição prévia. Basta comparecer ao auditório da FIEMG, em Patos de Minas, às 16h.