YouTube
Revista3-8

Festival reforça turismo do café com novas experiências na Rota do Cerrado Mineiro

Crédito: Sebrae MG
Crédito: Sebrae MG

Com cafés premiados, experiências sensoriais e atrações culturais em meio às lavouras, o Cerrado Mineiro prepara uma colheita que vai muito além dos grãos. Patrocínio e Patos de Minas recebem o Festival da Colheita

Com informações da Agência Sebrae MG

A programação da 2ª edição do Festival da Colheita do Café foi apresentada oficialmente em Patrocínio, hoje ( 14), durante a 4ª Feira de Negócios da Expocacer. O Festival ocorrerá entre os dias 16 e 29 de junho, e envolverá também o município de Patos de Minas para valorizar a produção local e o turismo de experiência na Rota do Café do Cerrado Mineiro. O lançamento em Patos está confirmado para esta quinta-feira, 15 de maio, no Espaço Colmeia.

Grupo Lisboa Agro

No evento em Patrocínio, também foi lançado o novo portal da Rota do Café, com mapa turístico, catálogo digital e informações detalhadas sobre os atrativos da região. Segundo Renato Moreira, analista do Sebrae Minas, “além de ser uma ação para divulgarmos os detalhes do Festival, será uma oportunidade para apresentar o novo site da Rota do Café, com informações atualizadas sobre cada atração, mapa turístico e catálogo digital do roteiro”.

A programação oficial do Festival contará com missas campais em propriedades rurais, visitas guiadas, atividades de colheita, degustações harmonizadas, música ao vivo e atrações abertas ao público. Em Patrocínio, os eventos serão realizados na Praça Joaquim Tiago, junto ao Museu Professor Hugo Machado da Silveira, entre os dias 20 e 22 de junho. Já em Patos de Minas, o Festival será realizado nos dias 28 e 29 de junho, na Praça do Coreto.

A iniciativa tem apoio do Sebrae Minas, das Prefeituras de Patrocínio e Patos de Minas, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo, além da Acarpa, Expocacer, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Adesp e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

A Rota do Café do Cerrado Mineiro é considerada roteiro prioritário para o Sebrae e o Governo de Minas. O projeto integra experiências ligadas à cafeicultura com cultura, gastronomia e natureza da região, buscando atrair turistas e ampliar as oportunidades de negócios.

Novas experiências no campo

A partir do mês de junho, o roteiro turístico será ampliado com novas experiências. No sábado, 10 de maio, foi inaugurada uma exposição ao ar livre na Fazenda Bom Jardim Estate Coffee, em Patrocínio. Criada pelo cafeicultor e artista Mário Alves, a mostra ao ar livre reúne arte, música, gastronomia, drinks à base de café e vinhos da Casa Bruxel, além de cachaças da Destilaria Leblon. A estrutura foi montada no deck da fazenda, durante o entardecer.

Outra novidade será apresentada no dia 9 de junho, também em Patrocínio. A Família Montanari, da Fazenda Rainha da Paz, lançará a experiência Celebrazione, com visita guiada à fazenda, degustações sensoriais e sequência gastronômica harmonizada com cafés especiais. A programação terá início à tarde e seguirá até às 23h, com música instrumental e discotecagem ao vivo.